2 de abr. de 2016

Final de curso Narrativas Autobiográficas - Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira


Avaliação do curso

Avaliação dos participantes do Curso Narrativas Autobiográficas Através de Identidades Sociais de Raça, Gênero e Classe [05 Março a 02 abril 2016].

Comentário de como o curso trouxe contribuições para os professores como profissionais.

Sinceramente estou satisfeita com o resultado do curso, acredito que o objetivo foi alcançado, adquiri conhecimentos e poderei trabalhar com os alunos com mais segurança os assuntos abordados no curso.

Em primeiro lugar esclareceu muitas dúvidas ao respeito dos temas tratados no curso, me sinto um pouco mais preparado para abordar assuntos tão delicados como estes. Certamente contribuiu para meu crescimento pessoal e profissional.

O curso me fez repensar a minha prática como docente, pois fez-me voltar o olhar para o meu aluno.
Mesmo eu já tendo um pouco de leituras sobre o tema aprendi muito. Pretendo continuar as leituras nessa perspectiva e trabalhar com a Teoria Racial Crítica.

Eu me tornei um profissional mais sensível às vidas dos meus alunos. Com as atividades propostas, pude perceber quem eles são, suas angústias...a partir disso pude encontrar novas formas de trabalho.

O curso contribuiu para que eu compreendesse melhor a respeito das narrativas e suas aplicabilidades.

O curso me empoderou para trabalhar com as narrativas autobiográficas como instrumentos de desconstrução de visões limitadas e estereotipadas sobre raça, gênero, sexualidade e classe. Aprendi que olhar atenciosamente para os relatos de vida dos nossos alunos/as é um meio de ouví-los/as e compreendê-los/as, aprender com eles/as, e ao mesmo tempo fazer com que eles/elas percebam as desigualdades sociais em suas próprias histórias de vida, nos seus comportamentos, nas atitudes dos outros e comecem a repensar sobre tais atitudes.

Me proporcionou me aproximar de meus alunos e alunas.

O curso ampliou muito os meus horizontes: escutando as colegas que cursam a pós graduação eu vi que este pode ser também um projeto para o meu futuro; com a fala da professora eu pude fazer uma balanço da minha vivência; o conhecimento adquirido através da leitura e discussão dos livros foi essencial para a minha formação profissional; e acredito que a partir de agora eu tenho uma base que está sendo construída para que eu possa aplicar o que eu gostaria, com os meus alunos, nas escolas que eu irei passar.

Trouxe contribuições para desenvolver atividades com os alunos e para minha reflexão pessoal.

O curso foi pra mim um divisor de águas na forma de aplicar os temas trabalhados. Além de uma nova forma de ver e analisar os temas as atividades me trouxeram um novo olhar sobre as temáticas além dos exemplos e aplicações dos colegas em suas respectivas turmas. Só posso dizer que aprendi muito nestes encontros.

Em sala de aula, são muitos os desafios encontrados, muitas situações que são inesperadas, e muitas delas, requerem atitudes e soluções rápidas.Para minha experiência como professora, foi de grande valia para a resolução de conflitos e para minha própria postura como profissional, tendo uma visão ampla de conceitos e teorias.

Melhorou no sentido de ver os alunos e sua vida familiar.

Trouxe mais segurança no meu trabalho em sala de aula, pois percebi que temos mesmo que falar sobre o assunto. Sempre tive receio de expor meus alunos negros ou gays.

Como profissional e também como ser humano, só tenho a dizer que estou crescendo. Tenho mais segurança para falar de assuntos que ainda são desconfortáveis, me sinto mais segura para pensar em transformar minha aula em um ambiente justo e transformador de alunos.

Maior embasamento teórico.

O curso possiblitou um aperfeiçoamento sobre Identidades Sociais de Raça, Gênero e Sexualidade. Com esta contribuição, tenho um olhar mais atento em sala de aula, compreendo melhor o meu aluno.

o curso me fez perceber minhas fragilidades sobre o tema,contribuindo assim no meu desempenho profissional.

As contribuições do curso foram fundamentais para a minha vida profissional e também como pessoa.

Embora seja esperado que profissionais ditos como dinâmicos, não acomodados façam uma constante reconfiguração de sua prática profissional, este curso foi capaz de mexer para além da minha prática pedagógica/ profissional. O que houve comigo depois do curso, depois de aplicar a atividade de narrativas autobiográficas e depois de compartilhar com os alunos algumas narrativas do livro trabalhado, foi uma reconstrução de identidade profissional (e certamente de minha subjetividade). Muitas inquietações vieram à tona e, possivelmente, darão lugares a novas.

O curso realmente proporcionou grandes avanços e reflexões na minha profissão.

O curso ajudou-me no aprofundamento da temática de gênero e racismo, dando suporte teórico para que eu possa discutir tais questões com colegas professores e também com alunos e alunas. Hoje, quando um aluno ou aluna vem me falar dos preconceitos que vivencia, eu posso ajudá-lo de forma positiva a vencer os desafios da rejeição e preconceito.