16 de mar. de 2016

Lançamento do livro: Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas de autoria da Profa. Dra. Aparecida de Jesus Ferreira

16/03/2016 - 15h12 / Atualizada 16/03/2016 - 15h18



Professora da UEPG lança livro didático sobre racismo


Histórias reais de preconceito racial são discutidas pela professora e pesquisadora da UEPG, Aparecida de Jesus Ferreira


por Assessoria de Imprensa

 “Era um final de tarde e eu estava na casa da minha mãe, que foi quem criou meu sobrinho, na época, com 10 anos. Da cozinha era possível ver a rua através da janela da lavanderia. Meu sobrinho estava sentado na calçada olhando o movimento da rua. Foi quando percebi que um garoto, maior que ele, estava andando de bicicleta e passando por ele bem perto, a cada vez que voltava passava mais perto e percebi que ele falava algo. Achei que fosse amigo dele. Percebi, no entanto, que meu sobrinho começou a se encolher na calçada. Foi quando resolvi ver se estava tudo bem. Ao chegar lá, perguntei ao meu sobrinho o que estava ocorrendo e ele me disse que o garoto cuspiu nele e o chamou de negro sujo... Essa história me fez lembrar de muitas experiências que tive na minha infância, na adolescência, algumas já como adulta e que, infelizmente, ainda me ocorrem”, conta a autora Aparecida de Jesus Ferreira nas primeiras páginas de sua nova obra.
Depoimentos como este são encontrados no livro “Letramento Racial Crítico através de narrativas autobiográficas”, que será lançado pela Editora Estúdio Texto na próxima sexta, dia 18, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium. A partir das 19h30, a autora fará a apresentação do livro, bate-papo e sessão de autógrafos com os participantes.
Segundo a editora-chefe da Estúdio Texto, Ana Caroline Machado, as narrativas analisadas e refletidas no livro têm caráter pedagógico. “Em suas páginas, o leitor se depara com uma forte discussão sobre a compreensão de raça e suas influências na vida social, na economia, na política e na educação escolar dos indivíduos. O principal objetivo da obra é contribuir para que professores e alunos discutam essas questões”, explica.
O livro é resultado das atividades que a autora desenvolve na Universidade Estadual de Ponta Grossa. A obra traz 16 narrativas autobiográficas escritas por professores que ministram aulas na educação básica de escolas públicas e privadas, no Ensino Superior público e privado e também professores que são graduados na área de Letras e que cursaram a disciplina ministrada pela autora no Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade da UEPG.
Pelo direito de contar a própria historia
Segundo Aparecida, muito do ela que trouxe na narrativa da sua experiência pessoal pode ser visto nas narrativas das professoras de línguas, que estão relatadas nos capítulos do livro. “As narrativas passaram a existir nas minhas pesquisas quando fiz o meu mestrado (1999), no entanto foi no doutorado (2001) que foram geradas várias narrativas no formato de entrevistas e de relatos, em que os professores refletiam sobre formação de professores e perpassavam sobre experiências em sala de aula. Os professores trouxeram, em suas narrativas reflexivas, várias experiências com racismo. Quando finalizei o meu doutorado (2005), já com o conhecimento sobre a Teoria Racial Crítica, que utilizei para a análise dos dados gerados na pesquisa, passei a utilizar esse referencial teórico nos cursos que ministro, pois um dos princípios da Teoria é, especificamente, esse de utilizar narrativas, histórias, estórias, crônicas, autobiografias para tratar das questões de raça e racismo”, afirma.
Além de professores, a obra tem como público-alvo todos que se interessam por questões que ocorrem no dia-a-dia e para a pessoas que se preocupam com uma sociedade mais justa e igualitária.
Abordagem do racismo na sala de aula
“Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas” traz atividades com um caráter pedagógico, podendo ser utilizadas por professores do ensino fundamental, médio e universitário. O livro apresenta sugestões de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, individualmente ou em grupos, na sequência ou escolhidas aleatoriamente.
Segundo a autora, a obra é um material importante também em cursos de formação de professores, ou com professores cursando pós-graduação. O livro sugere textos, vídeos, documentários, planos de aula para o contexto de sala de aula a fim de refletir sobre o racismo e propõe reflexões para o Letramento Racial Crítico.
Sobre a autora:
Aparecida de Jesus Ferreira é pós-doutora e PhD pela Universidade de Londres, Inglaterra. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando no Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade e na graduação. Tem publicado artigos em periódicos nacionais e internacionais nos temas de identidade, de raça, de gênero, de letramentos e de formação de professores. Seus interesses de pesquisas estão na área de Linguística Aplicada com ênfase em Formação de Professores (Inglês como língua estrangeira), análise de livro didático de línguas, desenvolvimento de materiais de ensino e letramento crítico e os processos de construção de identidades sociais (raça e gênero). Tem 11 livros publicados, entre eles “As Políticas do Livro Didático e Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Livros Didáticos” (2014) e “Um olhar interdisciplinar acerca de identidades sociais de raça, gênero e sexualidade” (2014). É parecerista em vários periódicos nacionais e internacionais. É pesquisadora do NUREGS – Núcleo de Relações Étnico-Raciais, de Gênero e de Sexualidade na UEPG. Suas pesquisas e maiores informações de publicações, cursos, seminários e palestras podem ser encontradas no site: www.aparecidadejesusferreira.com.
Serviço:
Letramento racial crítico através de narrativas autobiográficas: com atividades reflexivas
Local de lançamento: Livrarias Curitiba, Shopping Palladium
Data: 18 de março de 2016
Horário: 19h30
Preço: 40,00
Texto: Estudio Texto