3 de jan. de 2015

Livro Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as

O livro "Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. " Raça, etnia, gênero e sexualidade têm sido temas muito abordados e debatidos em congressos e em seminários nacionalmente e internacionalmente nos últimos anos no contexto educacional. Assim, a obra traz pesquisas atuais e relevantes que discutem as questões de identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade, articulando com práticas pedagógicas e formação de professores/as de línguas. Dessa forma, este livro tem muito a contribuir com as pesquisas que versam sobre as discussões produzidas sobre identidades sociais. O livro tem dois eixos, sendo um que reúne artigos de professores/as que se dedicam à pesquisa sobre identidades sociais no contexto de raça e etnia e o outro eixo acerca de gênero e sexualidade.

Abaixo segue os títulos dos artigos da coletânea e seus respectivos autores/as:

Referência:

Livro: FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012. 

SUMÁRIO

Prefácio
Linguagem e Escola na Construção de Quem Somos
Prof. Dr. Luiz Paulo Da Moita Lopes

Apresentação

Identidades Sociais de Raça/Etnia na Sala de Aula de Língua Inglesa.
Aparecida De Jesus Ferreira

A Sala de Aula de Língua Estrangeira como Fórum de Discussão Sobre as Identidades de Raça: Compartilhando uma Experiência Intervencionista. 
Aline Da Silva Azevedo

A Produção de Identidades Étnicas na Fala-em-Interação.
Neiva Maria Jung
Jakeline Semechechem

Uma Abordagem Sociointeracionista Humanizadora para o Ensino de Línguas Estrangeiras: Gênero na Sala de Aula.
Cláudia Cristina Mendes Giesel

A Construção Social de Gênero e Sexualidade em Livros Didáticos de Inglês: Que Vozes Circulam?”
Rogério Tilio

Gênero, Sexualidade e Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras: Intersecções com a Formação de Professores/as.
Marco Túlio De Urzêda Freitas
Rosane Rocha Pessoa

Sobre os/as Autores/as

Referência:

FERREIRA, Aparecida de Jesus (Org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.